ATIVIDADE E LAZER

As Atividades Recreativas para Idosos têm como finalidade amenizar os efeitos negativos ocasionados pela chegada da velhice, através do estímulo das funções motoras e mentais, proporcionando maior contato e interação social

O objetivo é promover momentos de descontração e descoberta através de atividades interessantes, desafiantes e prazerosas, gerando um melhor funcionamento físico e senso de bem-estar no idoso. Essas atividades recreativas para idosos são  muito importantes para tornar mais agradável e prazerosa a vivência deles.

A falta de atividade pode ser um fator de risco para a depressão. Um idoso isolado, apático e sem interesse em realizar tarefas simples pode estar mais exposto à manifestação dessa doença. A atividade de recreação e lazer para idosos é fundamental no tratamento dessas pessoas.

As atividades recreativas para a terceira idade favorecem a capacidade de resistência, além de proporcionar maior socialização e sensação de bem-estar. É importante que nessas atividades para idosos não haja muito informação, nem explicações muito longas, não utilizem velocidade ou causem cansaço.

As atividades dedicadas à integração social da terceira idade geram um retorno extremamente significativo na saúde e bem estar de cada um dos participantes. Embora muitos pensem que envelhecer significa adoecer e afastar-se de tudo, a reabilitação física proporciona que a pessoa usufrua de uma vida com mais qualidade.